domingo, 2 de agosto de 2015

IDEOLOGIA

Uma ideologia é um conjunto de ideias conscientes e inconscientes que constituem os objetivos primordiais do indivíduo, expectativas e ações. Uma ideologia é uma visão abrangente, uma maneira de olhar as coisas como em várias tendências filosóficas, ou um conjunto de ideias propostas pela classe dominante de uma sociedade para todos os membros da mesma (o chamado produto da socialização). As ideologias são sistemas de pensamento abstratos aplicados a questões públicas, tornando este conceito central para a análise política. Implicitamente, qualquer tendência política ou econômica implica uma ideologia, sendo ela uma proposta explícita de pensamento ou não.

Karl Marx fixa o termo dentro da luta de classes e da opressão, outros acreditavam que ela é uma parte necessária do funcionamento institucional e de integração social. Karl Marx salienta a situação dos proletários em relação aos capitalistas: aqueles que possuíam mão-de-obra e conhecimento sobre a produção dos objetos, ao mesmo tempo não possuíam condições para adquirirem as mercadorias produzidas por eles próprios e se tornavam assim “subordinados” aos donos dos meios de produção. A partir desse desnível social, Marx idealiza o conceito de luta de classes, o que é o cume da filosofia “Maximiana”, levando-nos a compreender em linhas gerais o que a autora apresenta como “a ideologia burguesa de Marx e Engels”, os quais afirmam: “A ideologia burguesa, através de seus intelectuais, irá produzir ideias que confirmem essa alienação, fazendo, por exemplo, com que os homens creiam que são desiguais por natureza e por talentos, ou que são desiguais por desejo próprio, isto é, os que honestamente trabalham, enriquecem; e os preguiçosos empobrecem”. Na teoria de Marx e Engels não tem por simples objetivo “conscientizar” os indivíduos quanto à “ideologia” falsa que lhes é apresentada, e sim desvendar os processos reais de dominação de uns poucos sobre os outros. É impossível compreender a ideologia sem ter a compreensão da luta de classes, apresentada em termos de Materialismo Histórico e Dialético por Karl Marx.
Outros caminhos pelos quais a ideologia burguesa passou até chegar a seu estágio atual é a de um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras e preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças às divisões da sociedade em classes a partir das divisões na esfera da produção. A função da ideologia se torna a de apagar as diferenças como as de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como a Humanidade, a Igualdade, a Nação ou o Estado.

Pesquisas psicológicas sugerem que cada vez mais as ideologias refletem (inconscientemente) processos motivacionais, em oposição à visão de que as convicções políticas sempre refletem o pensamento independente e imparcial. Estudiosos propõem que as ideologias podem funcionar como unidades pré-embalados de interpretação que se espalham por causa de motivos humanos básicos para compreender o mundo, evitar a ameaça existencial, e manter relacionamentos interpessoais valorizadas. Os autores concluem que tais motivos podem levar desproporcionalmente para a adoção do sistema de justificar visões de mundo.

A ideologia, então, é um conjunto de valores, crenças e ações culturais que justificam ou procuram modificar um determinado status quo, servindo de base para movimentos sociais que desejam a manutenção ou a mudança, como aqueles que defendem a causa ecológica, homossexual, feminista, etc. Num sentido amplo, podemos afirmar que a ideologia justifica e explica estilos de vida, por isso está presente na cultura das sociedades, seja na ideia de família ou mesmo no âmbito religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário