domingo, 23 de fevereiro de 2014

Introdução à Filosofia

O termo Filosofia é atribuído a Pitágoras de Samos, filósofo e matemático, nascido, aproximadamente, em 540 a.C. Para Pitágoras, a sabedoria é privilégio dos deuses, o ser humano pode apenas amá-la, desejá-la. Porém, o filósofo (sophós, sábio) é aquele que conhece verdadeiramente a realidade.

É considerado que, etimologicamente, o termo filosofia, em grego φιλοσοφια (philosophia), significa amizade pela sabedoria, amor ao saber, pois o termo deriva de φιλο (filo) que significa amizade, amor, e σοφια (sofia) que significa sabedoria.

A filosofia nasceu entre o final do século VII a.C. e o início de século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, apesar da controvérsia de ela ter nascido no Oriente. A tese do nascimento da filosofia no oriente tinha local específico, o Egito e Babilônia. Os temas das teses eram de que, no oriente, a matemática, a medicina e a astrologia já eram desenvolvidas e, tais temas, possibilitavam a sabedoria numa busca interpretativa para o sentido da vida.
  

Porém, pode ser certo que, se de fato a filosofia nasceu na Grécia, não esteve livre de influências orientais, pelo menos isto se constata nos poemas de Homero.

O crescimentodesenvolvimento da filosofia aconteceu primeiramente pela chegada dos dórios, cenário grego. As invasões dóricas acarretaram migrações de grupos que tentavam salvaguardar sua história. Com as invasões as lendas ganharam relatos mais fabulosos e, os poemas relataram o seu cotidiano, os poetas contribuíram para a formação da educação do homem grego. Um dos poetas foi Homero com Ilíada e Odisseia; Hesíodo também contribuiu com a Teogonia e As Obras e os dias.

A  economia também contribuiu para o desenvolvimento da filosofia, através da indústria de artesanato e o comércio. Outros eventos que permitiram o desenvolvimento da filosofia foram as navegações, a política, com nascimento da polis. Para Nietzsche é o tema da água, abordado por Tales (585 a.C.), que dá início à filosofia, que para ele é uma ideia absurda, mas que é dela que se inicia a ideia da origem das coisas. Para o senso comum, Tales foi o primeiro filósofo com a tese de que o princípio de tudo é a água e por esse princípio é que ele declarou que a terra está sobre a água.

A liberdade gera no homem grego o conceito de ser cidadão e de se colocar no mundo grego como o homem ético e virtuoso. Questionar, refletir, demonstrar e argumentar desafia o homem grego para o desejo de obter conhecimento e de ser livre. Assim, percebem que as respostas para a existência partem do pensar e de suas disposições nas investigações. Tal disposição proporciona que suas respostas não tenham uma única via, a religião, mas mais uma via, a razão.

Filosofia não é apenas uma atitude teórica, mas também uma atitude contemplativa, reflexiva e prática diante da vida.


Glossário
Odisseia: longa perambulação ou viagem marcada por aventuras, eventos imprevistos e singulares

Teogonia: nas religiões politeístas, narração do nascimento dos deuses e apresentação da sua genealogia; conjunto de divindades cujo culto fundamenta a organização religiosa de um povo politeísta
Dórios: Os Dórios foram um dos povos que formaram a civilização grega antiga. A origem dos Dórios ainda é algo incerto, as teorias que tentam explicar o fato ainda não chegaram a uma conclusão definitiva. Alguns pesquisadores acreditam, baseando-se em ideais difundidas na Antiguidade, que os Dórios eram originários de regiões montanhosas localizadas ao norte e a nordeste da Grécia, além de Macedônia e do Épiro. Segundo os defensores dessa hipótese, alguma circunstancia não identificada teria causado a migração desse povo mais para o sul, alcançando a região do Peloponeso, certas ilhas do Mar Egeu, à Magna Grécia e à Creta. Já outra corrente de pensamento sustenta a ideia que os Dórios teriam origem na costa da Ásia Menor e se deslocaram pelo nordeste da Grécia e por diversas ilhas até a estabilização definitiva no sul da região. Pela raiz incerta, os Dórios são identificados, grosso modo, como um povo indo-europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário