domingo, 7 de abril de 2019

Cultura e política no trabalho docente


Atualmente é cobrado do professor o reconhecimento do aluno como um ser pensante para que de fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Para tal reconhecimento, parece ser necessária uma identidade docente baseada primeiramente no reconhecimento do próprio professor sobre a sua importância política, ao formar cidadãos e trabalhadores que devem agir eticamente. Logo, são necessários indivíduos autônomos, dotados de senso crítico e que refletem sobre a realidade que os cerca. O segundo reconhecimento necessário seria a respeito da cultura que o aluno está exposto, sendo a cultura definidora da realidade a qual o pensamento do aluno se desloca e a que deve ser trabalhada pelo docente, com o intuito de transformar positivamente a realidade se possível. Tendo esses reconhecimentos em vista, é possível que o professor reconheça a importância da formação de uma identidade docente centrada no aluno, pois tal aluno é provido de cultura e participação política e qualquer transformação nesses contextos é influenciada pela educação que o aluno recebeu. Portanto, o trabalho do docente é de grande responsabilidade não só para com o aluno, mas para com toda a sociedade, pois o professor ao adotar uma identidade afeta a realidade social de acordo com sua atuação.

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