Atualmente é
cobrado do professor o reconhecimento do aluno como um ser pensante para que de
fato ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Para tal reconhecimento,
parece ser necessária uma identidade docente baseada primeiramente no
reconhecimento do próprio professor sobre a sua importância política, ao formar
cidadãos e trabalhadores que devem agir eticamente. Logo, são necessários
indivíduos autônomos, dotados de senso crítico e que refletem sobre a realidade
que os cerca. O segundo reconhecimento necessário seria a respeito da cultura
que o aluno está exposto, sendo a cultura definidora da realidade a qual o
pensamento do aluno se desloca e a que deve ser trabalhada pelo docente, com o
intuito de transformar positivamente a realidade se possível. Tendo esses
reconhecimentos em vista, é possível que o professor reconheça a importância da
formação de uma identidade docente centrada no aluno, pois tal aluno é provido
de cultura e participação política e qualquer transformação nesses contextos é
influenciada pela educação que o aluno recebeu. Portanto, o trabalho do docente
é de grande responsabilidade não só para com o aluno, mas para com toda a
sociedade, pois o professor ao adotar uma identidade afeta a realidade social
de acordo com sua atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário