Um professor pode dar uma aula tradicional, estilo palestra, sem interagir ou se preocupar com a linguagem e aspectos culturais dos seus ouvintes, mas essa aula não vai desenvolver competências, o aluno não será um pensador e suas habilidades, para resolver uma determinada situação, estarão restritas a maneira como foi transmitida pelo professor. Também, a avaliação de desempenho de alguma competência, deve-se levar em consideração a situação complexa a qual o aluno trabalhou, não exigindo um entendimento de uma situação que ele não aprendeu a mobilizar recursos para abordar e resolver. Ensinar é oportunizar a aprendizagem, que é construir significados, indo além da habilidade, pois o aluno é gestor de informações, e não um mero acumulador de informações. Contudo, mesmo que o professor leve em conta tudo isso, é necessário que exista uma administração emocional da parte do professor para com seu aluno. Uma boa relação favorece a aprendizagem quando a habilidade é trabalhada reflexivamente, devido a existência de diálogo para desenvolver a competência. Portanto, ser um profissional ético, na área de educação, é reconhecer o aluno como ser pensante, e não como mero objeto de trabalho – por exemplo, uma máquina.
Este blog tem como objetivo tratar diversos assuntos relacionados à filosofia, principalmente os temas abordados no Ensino Médio.
sexta-feira, 5 de abril de 2019
Do professor atento
Um professor pode dar uma aula tradicional, estilo palestra, sem interagir ou se preocupar com a linguagem e aspectos culturais dos seus ouvintes, mas essa aula não vai desenvolver competências, o aluno não será um pensador e suas habilidades, para resolver uma determinada situação, estarão restritas a maneira como foi transmitida pelo professor. Também, a avaliação de desempenho de alguma competência, deve-se levar em consideração a situação complexa a qual o aluno trabalhou, não exigindo um entendimento de uma situação que ele não aprendeu a mobilizar recursos para abordar e resolver. Ensinar é oportunizar a aprendizagem, que é construir significados, indo além da habilidade, pois o aluno é gestor de informações, e não um mero acumulador de informações. Contudo, mesmo que o professor leve em conta tudo isso, é necessário que exista uma administração emocional da parte do professor para com seu aluno. Uma boa relação favorece a aprendizagem quando a habilidade é trabalhada reflexivamente, devido a existência de diálogo para desenvolver a competência. Portanto, ser um profissional ético, na área de educação, é reconhecer o aluno como ser pensante, e não como mero objeto de trabalho – por exemplo, uma máquina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário